sábado, 21 de setembro de 2013

QUESTÃO DE RESIDÊNCIA

QUESTÃO DE RESIDÊNCIA (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ, 2012)

Recém nascido a termo de parto normal, hipotônico e pálido é levado ao berço aquecido na sala de parto. Após 30 segundos de cuidados, apresenta frequência cardíaca de 80 bpm, sendo colocado sensor de oximetria na região palmar direita e iniciada ventilação com balão e máscara em ar ambiente. Após 30 segundos, mantém FC de 80 bpm e o oxímetro não apresenta leitura da saturação de oxigênio. Neste momento, a conduta mais apropriada, segundo o Programa de Reanimação Neonatal ,(SBP, 2011) é:

a) Verificar a técnica da ventilação e, se persisitir o quadro, entubar.
b) Verificar a técnica de ventilação e iniciar massagem cardíaca externa.
c) Verificar a técnica de ventilação e suplementar oxigêncio à técnica.
d) Entubar e ventilar com balão e cânula com oxigênio a 100%.
e) Entubar e iniciar massagem cardíaca externa 3:1 ventilação.

click em "Mais informações" para ver a resposta.

Gabarito comentado:


As atuais recomendações do programa de reanimação neonatal são bastante claras no que diz respeito ao que fazer quando não há melhora após 30 segundos de ventilação com pressão positiva com balão e máscara. O primeiro passo é a verificação da técnica (aqui se inclui a verificação do ajuste entre face e máscara, da permeabilidade das vias aéreas e da pressão no balão), corrigindo o que for necessário. Quando não há melhora após a correção da técnica, deve-se aumentar a oferta de oxigênio. A intubação traqueal está recomendada, dentre outras situações, nos casos de ventilação ineficaz ou prolongada. Porém, quando o motiva da intubação é a ventilação com máscara facial ineficaz, o recém nascido já deveria estar recebendo oxigênio suplementar. A massagem cardíaca só está recomendada quando, após o estabelecimento adequado da expansão e da ventilação pulmonares, a frequência cardíaca se mantém abaixo de 60 bpm. Resposta correta: letra C.
Para acessar o protocolo de Reanimação Neonatal da SBP na íntegra, basta seguir o link:http://www.sbp.com.br/pdfs/PRN-SBP-Reanima%C3%A7%C3%A3oNeonatal-atualiza%C3%A7%C3%A3o-1abr2013.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário